O domingo será de maré cheia em Sepetiba. Principalmente na Praia do Recôncavo, onde está prevista a chegada à faixa de areia de uma onda de fé, formada por Milhares de pessoas que participarão do “26º Presente à Iemanjá em Sepetiba”, evento inter-religioso dedicado à Rainha do Mar.

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Flavia Costa, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Etemí Flávia de Osun ( Foto Divulgação )

A TVR USM esteve com a Etemí Flávia de Osun a Coordenadora geral do Presente de Iemanjá de Sepetiba juntamente com toda sua equipe e disse .

__  Estou pela 3ª vez a frente sempre sinto uma grande responsabilidade.  Pois é um evento de 26 anos, que resiste e reafirma a nossa fé tão massacrada e tantas vezes rechaçada , é um evento que ultrapassa as  raias da religiosidade, é cultural e social pelo seu tamanho e impacto na região. 

Ser coordenadora do presente a Iemanjá em Sepetiba é uma honra , poder estar a frente de um presente a uma divindade tão grandiosa como Iemanjá é ter a certeza de que minha missão vai além dos muros do meu barracão , é poder mostrar a todos como nossa religião é bonita e o quanto nossas divindades merecem todo esse amor ..

Os fieis depositam balaios e barquinhos nas águas

Defumador e água de cheiro na procissão
A festa de Iemanjá começa às 9h com uma boa energia: a que vem de pães, bolos, chás, cafés e frios do café da manhã oferecido aos participantes no Clube Recôncavo de Sepetiba. E de graça, avisam os organizadores do evento.
Lá mesmo, às 10h, terá Atividades Culturais.
ÀS 11h, rufam os tambores na Roda de Exú, o senhor dos caminhos. Isso é para que eles sejam abertos durante a caminhada em direção à praia, às 12h
Enquanto a maioria dos fiéis e simpatizantes da Umbanda e do Candomblé acompanham trio elétrico de ogãs, alguns vão se enfileirar no meio-fio, e pedirão a babalorixás e ialorixás a fumaça dos defumadores e o perfume das borrifadas da água de cheiro.
- É para purificar as pessoas e descarregá-las. Depois muitos tomam passe. Vêm gente doente, de cadeira de rodas. Estamos aqui para ajudar - Diz Etemí Flávia de Osun, a Coordenadora do evento.
E, às 12:40h começa a ''Louvação a Iemanjá '', para que, às 13h, a orixá receba seus presentes e balaios em alto-mar, com pedidos para um bom começo de 2020
Terreiros
Cerca de 300 terreiros deverão comparecer à festa.
Presentes
Só em 2019 foram entregues milhares de presentes e balaios a grande Mãe Iemanjá
Inter-religiosidade
O evento já reuniu padres e representantes do budismo, bramanismo, judaísmo e evangélicos pentecostais.
Calendário
O evento está incluído no calendário oficial da cidade.

Toda Programação :
Presente de Iemanjá de Sepetiba ANO 2020

EVENTO DIA 09 DE FEVEREIRO DE 2020





FONTE: Redação TVR USM